Avanços na procura por matéria escura

A XENOT, uma colaboração internacional de cientistas na área da física, publicou, no dia 19 de maio, os melhores resultados até agora registados na procura por matéria escura. Os resultados das medições publicadas foram obtidos com o aparelho XENON1T, desenvolvido para o efeito e instalado no laboratório Nacional de Gran Sasso (LNGS), um dos maiores laboratórios subterrâneos a nível mundial, situado em Assergi, Itália. 

A existência de matéria escura está há muito tempo documentada, e, crê-se que exista 5 vezes mais matéria no Universo do que aquela que conhecemos. A diferença será devida a 'esta matéria' que é denominada como 'escura' exactamente devido à falta de dados sobre a sua natureza. Crê-se também que a matéria escura é a responsável pela expansão do próprio Universo, tendo sido diversos os esforços já feitos para a detetar. 



Entre os países envolvidos no consórcio encontram-se vários países europeus; Alemanha, Itália, Portugal ou Suíça são alguns exemplos. José Matias Lopes, cientista português envolvido no projecto, explica que a matéria escura "é um dos ingredientes principais do Universo. Cerca de 100 mil destas partículas passam a cada segundo pela cabeça de um dos nossos dedos, mas apesar da sua abundância, ainda não foram obsedavas por qualquer das dezenas de experiências que se têm feito por todo o mundo nas últimas décadas".  


Mais informação em: http://noticias.uc.pt

Comentários

Mensagens populares