Dunbar's number

Durante uma pesquisa sem rumo pela internet, deparei-me com este 'limite antropológico' definido no final do século XX que assume um especial interesse, tendo em conta a elevada presença online das pessoas atualmente. Este número define o limite cognitivo teórico do número de pessoas com as quais um indivíduo pode manter relações sociais estáveis. Nesse tipo de relação, o indivíduo conhece cada membro do grupo e sabe identificar em que relação cada indivíduo se encontra com os outros. 
Robin Dunbar's, o antropólogo que propôs este número, encontrou uma relação entre o tamanho do cérebro e o tamanho do grupo social respectivo, tendo fixado o limite em 150 para a espécie humana. 





Nas palavras de Dunbar, este limite reflecte 'o número de pessoas que não te sentirias envergonhado de convidar para uma bebida se os encontrasses num bar'. Com base neste ensinamento, não vale muito a pena perder tempo com discussões entre a disparidade das quantidades de 'amigos online' e 'amigos reais' que qualquer um de nós tem. O nosso cérebro já definiu o limite das relações sustentáveis que podemos ter! 

Comentários

Mensagens populares