A visão apenas matura completamente entre os 30 e os 40 anos!

Novos estudos realizados pelo Departamento de Psicologia, Neurociências e Comportamento da Universidade de McMaster (Toronto, Canada) concluíram que o córtex visual apenas atinge a uma maturação total entre os 30 e os 40 anos, contrariando o pensamento atual de que este componente do cérebro cessaria o seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. 
Analisando a expressão de proteínas glutaminérgicas (que regulam a neurotransmissão nas sinapses do córtex visual) em 30 amostras post-mortem de pessoas entre os 20 dias e os 80 anos concluiu-se que algumas destas apenas atingem o pico da sua atividade muito mais tarde do que era estipulado. 
As proteínas GluN1, PSD-95 e GluA2 têm maior expressão entre os 5 e os 11 anos; Já a proteína GluN2A têm o seu período de maior atividade a partir dos 40 anos. 


A idade média para o desenvolvimento total do cortex visual que foi obtida neste trabalho é 36 anos (± 4,6). Este dado coloca em aberto novas questões como a validade da terapêutica tardia de disfunções da visão como a ambliopia, visto que se considera que o tratamento apenas é eficaz nas crianças pois o cortex visual não estaria totalmente desenvolvido e conseguiria 'responder' à ação terapêutica. 

"There's a big gap in our understanding of how our brains function." - Professor Kathryn Murphy (Department of Psychology, Neurosciencie and Behavious at McMaster University)

Fonte: 
 http://www.sci-news.com/


Comentários

Mensagens populares