'Mega Laboratório Virtual' para o cérebro conta com Fundação Champalimaud

Um novo consórcio para a investigação neurológica irá incluir 21 laboratórios de vários países, nos quais estará incluido Portugal, representado pela Fundação Champalimaud. O projeto passa por estudar o cerébro 'em rede' através a criação de uma base de dados comum e a partilha de ferramentas informáticas para facilitar  o trabalho dos neurocientistas. 

A iniciativa que contou com um financiamento de 11 milhões de euros das fundações 'Wellcome Trust' (Reino Unido) e 'Simons' (EUA), envolve, além dos neurocientistas portugueses, equipas de França, Estados Unidos, Suíça e Reino Unido. Os investigadores vão trabalhar juntos, como se estivessem num único laboratório, com o intuito de estudar a capacidade de aprendizagem e tomada de decisões humanas usando o ratinho como modelo para as experiências, numa espécie de 'mega laboratório virtual'. 



Cada laboratório irá realizar medições de centenas de neurónios de várias regiões do cérebro de ratinho ao mesmo tempo, de forma a permitir 'estudar a sequência de passos que o cérebro dá para tomar decisões, tais como escolher a melhor maneira de obter comida'.

A presença da Fundação Champalimaud neste estudo global espelha a qualidade das instituições de investigação portuguesas e, confirma o enorme potencial científico que caracteriza o nosso país!


Fonte:
-http://observador.pt/

Comentários

Mensagens populares