Nikon Small World Photomicrography Competition' Winner

A fotografia vencedora do Nikon Small World Photomicrography Competition deste ano é uma imagem fabulosa de uma célula da pele com sobreexpressão de queratina (marcada fluorescentemente). Dr. Bram van den Broek, investigador do Netherlands Cancer Institute (NCI) reparou nesta célula enquanto estudava a dinâmica dos filamentos de queratina com a ajuda do aluno Andriy Volkov do grupo de Biofísica Celular, liderado pelo Professor Kees Jalink. 

A queratina é uma importante proteína estrutural. A rede fibrosa de queratina protege a célula do stress mecânico e está envolvida em outras funções celulares como a migração celular e a adesão. Em certos tipo de cancro, reduzidas quantidades de queratinas específicas são indicativas de agressividade celular. Assim, 'ao estudar as formas como a dinâmica das proteínas como a queratina muda na célula, podemos entender melhor a progressão do cancro e de outras doenças' (Dr. Bram van den Broek). 

Esta foto reflete o belíssimo trabalho de investigação continuamente feito pelos investigadores de todo o mundo oferece ao público um pequeno vislumbre do mundo espantoso escondido nos nossos próprios tecidos não visível a olho nu. 


Queranócitos, marcados com fluorescência amarela; The Netherlands Cancer Institute, 2017 Nikon Small World Photomicrography Competition 

Fonte:

Comentários

Mensagens populares