Legionella - Que bactéria é esta?

Este mês tem sido marcado por um surto de Legionella no Hospital de São Francisco Xavier (Lisboa) que, de acordo com dados divulgados pela Direção Geral de Saúde, já conta com 45 casos confirmados de infecção por Legionella pneumophila, entre os quais, 32 (71%) com idade igual ou superior a 70 anos. A agressividade da infecção por este microorganismo em doentes delibitados foi responsável  por 4 vítimas mortais neste mês, menos 6 do que as vitimais mortais resultantes do surto  semelhante de 2014, em Vila Franca de Xira, e, no qual, o número de infectados rondou os 400. Que bactéria é esta que tem um impacto tão marcante na saúde da população portuguesa? 

Legionella pneumophila, é uma bactéria classificada como bacilo gram negativo, tendo um ou mais flagelos polares, que lhe conferem mobilidade. Necessita de oxigénio para sobreviver e utiliza aminoácidos como fonte de carbono e energia.

Amoba colonizada por L. pneumophila

A legionella multiplica-se dentro e fora da células e coloniza geralmente macrógafos (células do sistema imunitário) e amobas (animais unicelulares). As características que lhe conferem uma grande virulência são a presença da fosfolipace C que é capaz de destruir membranas celulares e, ainda, a presença de metaloproteinases, enzimas que degradam proteínas do sistema pulmonar. Desta forma, a patologia mais usualmente associada ao Legionella pneumophila, a Doença dos Legionários, trata-se de uma forma de pneumonia necrotizante e tem um período de incubação entre 2 a 10 dias. Os sintomas passam por cefaleias, febre, falta de ar, tosse, mialgias, arrepios e diarreia. 

O crescimento da bactéria dá-se a uma gama de temperaturas entre 5ºC e 63ºC, com uma multiplicação ideal entre 22-45ºC e um pH entre 5,5 e 8,9. É muito comum encontrar a L. pneumophila em sistemas de fornecimento de água quente ou fria, águas termais e ares condicionados.

Fonte: Direção Geral de Saúde

A contaminação por contato com doentes é impossível, o que torna a limpeza e monitorização de pontos de contaminação a solução mais urgente e necessária na prevenção das contaminações por L. pneumophila. Neste norma de pensamento, será necessário localizar e eliminar o ponto de contaminação no surto atual para impedir o surgimento de novos casos. 


Fontes: 
- Direção Geral de Saúde

Comentários

Mensagens populares