Turbinas Eólicas em águas profundas poderão ser solução energética

Uma investigação recente do 'Carnegie Instititucion for Science' afirma que os ventos fortes de Inverno no norte do Oceano Atlantico poderiam, teoricamente, corresponder às necessidades energéticas do mundo inteiro. Turbinas eólicas flutuantes são a solução apresentada para aproveitar este potencial energético.

Turbina eólica instalada na costa Norueguesa 

A atmosfera limita, em Terra, a quantidade de energia que as 'wind farms' podem gerar; Em alto mar os ventos são cerca de 70% mais fortes do que em Terra contribuindo para uma taxa de extração de energia mais alta. Consequentemente, os custos da obtenção baixam e encorajam o investimento.
Ken Caldeira, coautor do estudo referiu que um parque eólico com 1000 km² no mar produziria 3 vezes mais energia do que um parque com o mesmo tamanho em Terra. 

Esquema de uma 'wind farm'

Já desde 2009 que a empresa energética Statoil testa turbinas eólicas flutuantes ao longo da costa Norueguesa para aproveitar a velocidade dos ventos de Inverno, sendo que os resultados descritos vêm confirmar a sustentabilidade da aposta da empresa. A primeira 'quinta eólica' em alto mar foi lançada em Outubro de 2017, a 24 km da costa da Escócia e foi baptizada de 'Hywind'. As torres das turbinas têm uma altura de 174 metros acima do nível das águas do mar e cada pá tem 246 metros de comprimento, sendo que, as 5 turbinas que formam esta 'wind farm' poderão gerar quantidade energia suficiente para sustentar 20 milhões de casas no Reino Unido.

Enquanto empresas e países se empenham em encontrar a melhor maneira de implementar energias renováveis à escala global, esta solução permite-nos sonhar com uma ambiciosa redução dos níveis de emissão de dióxido de carbono e assegura uma fonte energética viável face as necessidades energéticas mundiais. 

Comentários

Mensagens populares